Cascavel - PR

Cascavel - PR

Cascavel é um município brasileiro localizado na região oeste do estado do Paraná, do qual é o quinto mais populoso, com 309,259 habitantes, conforme estimativa do IBGE, publicada em agosto de 2014.8 A distância rodoviária até Curitiba, capital administrativa estadual, é de 491 quilômetros.3

Consideravelmente novo e com topografia privilegiada, teve seu desenvolvimento planejado, o que lhe deu ruas largas e bairros bem distribuídos.

Com área de 2.100,831 km², é tido como um polo estratégico do Mercosul.

História[editar | editar código-fonte]

Ciclo da erva mate[editar | editar código-fonte]

Os índios caingangues povoavam a região oeste do Paraná, que teve a ocupação iniciada pelos espanhóis em 1557, quando fundaram a Ciudad Real del Guayrá, cujo sítio arqueológico encontra-se no município de Terra Roxa.

Uma nova ocupação se deu a partir de 1730 com o tropeirismo, mas a chegada de habitantes para a área atual do município iniciou-se no final da década de 1910 por colonos caboclos e descendentes de imigrantes eslavos, no auge do ciclo da erva-mate.

A vila começou a se formar em 28 de março de 1928, quando José Silvério de Oliveira, o Nhô Jeca, arrendou as terras do colono Antônio José Elias, nas quais se encontrava a Encruzilhada dos Gomes, atualmente bairro Cascavel Velho, que era um entroncamento de várias trilhas abertas por ervateiros, tropeiros e militares, onde montou seu armazém. Seu espírito empreendedor foi fundamental para a chegada de novas pessoas, que traziam ideias e investimentos.

A partir das décadas de 1930 e 1940, milhares de colonos sulistas, a maioria descendente de poloneses, alemães, italianos, ucranianos e caboclos vindos de regiões cafeeiras, deram início à atividades econômicas, como a exploração de madeira, agricultura e criação de suínos. O povoado tornou-se distrito em 1938.

Deve-se levar em conta que a localidade já constava nos mapas militares desde 1924 e que a vila foi oficializada pela prefeitura de Foz do Iguaçu em 1936, já com a denominação de Cascavel, mas o prelado daquele município, monsenhor Guilherme Maria Thiletzek, rebatizou-a como Aparecida dos Portos, nome que não vingou entre a população.9

Ciclo da madeira[editar | editar código-fonte]

Na década de 1930, com o ciclo da erva-mate extinto, uma ocupação maior da área foi iniciada com o chamado ciclo da madeira, o que atraiu grande número de famílias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em especial colonos polonesesrussosalemães e italianos, que juntos formaram a base populacional do município.

Na medida em que as áreas de mata nativa eram esgotadas, o extrativismo cedia lugar ao setor agropecuário, que embasa a economia até os dias atuais.

Em 1938, já com a denominação definitiva de Cascavel, tornou-se distrito administrativo.

Emancipação[editar | editar código-fonte]

O município de Cascavel foi emancipado no dia 14 de novembro de 1951, por meio da Lei Estadual n° 790, desmembrando-se de Foz do Iguaçu.10

Por décadas houve uma discussão se esta seria a data correta, pois a instalação do primeiro governo municipal ocorreu apenas no dia 14 de dezembro de 1952, mas em 2010, com a Lei 5.689, a discussão chegou ao fim.11

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Encerrado o ciclo da madeira no final da década de 1970, deu-se o início da industrialização, concomitantemente com o aumento da atividade agropecuária e da prestação de serviços.

Em menos de seis décadas, Cascavel passou de um ponto de parada e descanso de viajantes e tropeiros para o maior município do Oeste do Paraná e um dos maiores polos econômicos da região Sul do Brasil.

Fonte: Wikipedia

Escreva um comentário

Nota: O HTML não é traduzido!
    Ruim           Bom

  • Visualizações: 1903
  • Modelo: 2014
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$0,00
  • Sem impostos: R$0,00