Araraquara - SP

Araraquara - SP

Araraquara é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Localizado na região Central do Estado a uma distância de 43 km do seu centro geográfico (Obelisco), e a 270 quilômetros da Capital. Ela foi a cidade brasileira melhor qualificada no ranking IFDM, que usa critérios de renda, educação e saúde.10 Localiza-se a 21º47'40" de latitude sul e 48º10'32" de longitude oeste, a uma altitude de 664 metros. Sua população estimativa em 2014 é de 224 304 habitantes. O município está praticamente conurbado com Américo Brasiliense.

Araraquara possui um campus da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) que subdivide-se em: Faculdade de Ciências e Letras (com os cursos de Administração Pública, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Letras e Pedagogia), Faculdade de Ciências Farmacêuticas (curso de Farmácia-Bioquímica e curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia), Instituto de Química (curso de Química em três modalidades: Bacharelado em Química, Bacharelado em Química Tecnológica e Licenciatura em Química) a Faculdade de Odontologia. A UNIPUNIARAFaculdades LogattiInstituto Savonitti e também uma unidade do Instituto Federal de São Paulo - IFSP (com cursos em três modalidades: técnicos integrados e técnicos concomitantes/subsequentes em Informática, Mecânica e Mecatrônica; Tecnologias em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Mecatrônica Industrial; Licenciatura em Matemática) também estão instaladas na cidade.

"Araraquara" é um termo tupi que significa "toca de arara", a partir de a'rara ("arara")11 e kûara ("toca"). Outra hipótese etimológica, aponta para o signicado "toca de arará" (modalidade de formiga), através da junção dos termos arará ("formiga arará") e kûara ("toca")12 .

Escreva um comentário

Nota: O HTML não é traduzido!
    Ruim           Bom

  • Visualizações: 987
  • Modelo: 2014
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$0,00
  • Sem impostos: R$0,00